Entrada seta Investigadores seta Fernanda Mota Alves

Professora Associada

E-mail:Image

Nota biográfica:

Fernanda Mota Alves (Doutoramento, Universidade de Lisboa, 1989), é professora associada, desenvolvendo a sua actividade de investigação e docência no âmbito da literatura de expressão alemã e dos estudos comparatistas. Os seus interesses principais residem nos estudos de memória e de emoção, bem como nas representações da grande cidade moderna e contemporânea e na literatura de expressão alemã do século XIX e da contemporaneidade.

Publicações seleccionadas:

• 2012. "Panic City – Angst und Unsicherheit in den Metropolen als literarisches Thema der Gegenwart” in Angst: Lähmender Stillstand und Motor des Fortschritts, Dietmar Goltschnigg. Tübingen: Stauffenburg Verlag. 429-435.
    • 2011. “Pfeil und Kreis, Fragmentierung und Stillstand. Literarische Darstellung von Zeiterfahrung" in der Grosstadt“ in Charlotte Grolleg-Edler, Konstanze Kähne, Evelyn Schalk, Phänomen Zeit. Dimensionen und Strukturen in Kultur und Wissenschaft. Tübingen: Stauffenburg Verlag. 163-167.
    • 2010. "A Body of Emotions: Trauma and Cultural Memory in Das Judasschaf, by Anne Duden” in Estética das Emoções, Fernanda Gil Costa e Igor Furão (orgs.).  Húmus. 235-248.
    • 2010. “Erinnerte Geschichte(n): individuelle Identität und kulturelles Gedächtnis in Am Beispiel meines Bruders und Der Freund und der Fremde von Uwe Timm.“ in Rahmenwechsel Kulturwissenschaften, Peter Hanenberg, Isabel Capeloa Gil, Filomena Viana Guarda, Fernando Clara (eds.). Würzburg: Königshausen & Neumann. 265-274.
    • 2008. "Berlin, London, Paris: der moderne Blick auf die Grosstadt in Heines publizistischen Schriften“, in Harry... Heinrich... Henri... Heine. Deutscher, Jude, Europäer, Dietmar Goltschnigg, Charlotte Grollegg-Edler, Peter Revers (eds.). Berlin: Erich Schmidt Verlag. 53-66.