Entrada seta Investigadores seta Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro
Professor associado

Nota biográfica:

Fernando Guerreiro é Professor Associado no Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde tem leccionado disciplinas de literatura e cultura francesas (Artes em França, Cinema Francês, Literatura Francesa Moderna), estudos interartes (Cinema e Literatura) e estudos fílmicos (Análise Fílmica, História do Cinema).

Enquanto investigador do Centro de Estudos Comparatistas, colaborou com os projectos “Falso Movimento – estudos sobre escrita e cinema” e “(Re)escrito no vento – o melodrama entre as artes”, entretanto concluídos. Actualmente coordena o projecto RIAL – Realidade e Imaginação nas Artes e na Literatura.

Tem escrito essencialmente sobre a problemática da Representação na pintura, na fotografia e no cinema. Publicou, entre outros, os seguintes livros de ensaios: Monstros Felizes – La Fontaine, Diderot, Sade, Marat (Colibri, 2000), O Caminho da Montanha (Angelus Novus, 2001), O Canto de Mársias – Por uma Poética do Sacrifício (Angelus Novus, 2001), Italian Shoes (Vendaval, 2005) e Teoria do Fantasma (Mariposa Azual, 2011). O seu último livro, publicado em 2015, intitula-se Cinema El Dorado – Cinema e Modernidade (Colibri).

Principais áreas de investigação:

• Cinema e modernidade
  • Estudos interartes (literatura, pintura, fotografia, cinema)
  • Melodrama
  • Problemáticas da imagem e da representação
  • Século das luzes e Romantismo em França

Projectos no CEC:

RIAL – Realidade e Imaginação nas Artes e na Literatura (Grupo THELEME)

Publicações recentes seleccionadas:

Livros

2015 Cinema El Dorado – Cinema e Modernidade. Lisboa: Colibri.

2005 Italian Shoes. S.l.: Vendaval.

Artigos e capítulos de livros

2015 “Caligrafia e hieróglifo: a imagem do cinema em Herói, de Zhang Yimou”, in Clara Rowland e José Bértolo (org.), A Escrita do Cinema: Ensaios. Lisboa: Documenta.

2015 “Os mortos podem recordar? O problema da ficção em The Diary of Anne Frank de George Stevens (1959), Vértice, n.º 175, II.ª série, Maio-Junho.

2015 “Da importância dos substitutos” (prefácio), in Amândio Reis, O Livro Encenado: Escrita e Representação em Ana Teresa Pereira. Lisboa: Colibri.

2014 “Abel Gance: J’accuse (1919 e 1938) – Épico e melodrama”, Cadernos de Literatura Comparada, n.º 31.

2012 “Grãos de Pólen: Um Ano de Cinema – A Imagem Palimpsesto-hieróglifo”, in LyraCompoetics, Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, FLUP (website): http://ilcml.com/wp-content/uploads/2015/07/Graos_de_Polen_Fernando_Guerreiro.pdf

2008 “Cinepoiesis. O cinema astral de Manuel Gusmão”, in Helena Carvalhão Buescu e Kelly Benoudis Basílio (org.), Poesia e Arte, A Arte da Poesia: Homenagem a Manuel Gusmão. Lisboa: Caminho.