Entrada
Entrada
O Centro
Investigação
Investigadores Membros Integrados Investigadores em Formação Colaboradores
Actividades
Formação
Publicações
Biblioteca
Redes Internacionais
Recursos Electrónicos
Call for Papers
Boletim
Ligações úteis
Contactos

English VersionCEC no FacebookCEC no YouTube
Entrada seta Investigadores seta Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro
Professor associado
English version

E-mail:

Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Nota biográfica:

Fernando Guerreiro é Professor Associado no Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde tem leccionado disciplinas de literatura e cultura francesas (Artes em França, Cinema Francês, Literatura Francesa Moderna), estudos interartes (Cinema e Literatura) e estudos fílmicos (Análise Fílmica, História do Cinema).

Enquanto investigador do Centro de Estudos Comparatistas, colaborou com os projectos “Falso Movimento – estudos sobre escrita e cinema” e “(Re)escrito no vento – o melodrama entre as artes”, entretanto concluídos. Actualmente coordena o projecto RIAL – Realidade e Imaginação nas Artes e na Literatura.

Tem escrito essencialmente sobre a problemática da Representação na pintura, na fotografia e no cinema. Publicou, entre outros, os seguintes livros de ensaios: Monstros Felizes – La Fontaine, Diderot, Sade, Marat (Colibri, 2000), O Caminho da Montanha (Angelus Novus, 2001), O Canto de Mársias – Por uma Poética do Sacrifício (Angelus Novus, 2001), Italian Shoes (Vendaval, 2005) e Teoria do Fantasma (Mariposa Azual, 2011). O seu último livro, publicado em 2015, intitula-se Cinema El Dorado – Cinema e Modernidade (Colibri).

 
Principais áreas de investigação:

  • Cinema e modernidade
  • Estudos interartes (literatura, pintura, fotografia, cinema)
  • Melodrama
  • Problemáticas da imagem e da representação
  • Século das luzes e Romantismo em França

Projectos no CEC:

RIAL – Realidade e Imaginação nas Artes e na Literatura (Grupo THELEME)

 

Publicações recentes seleccionadas:

Livros

2015 Cinema El Dorado – Cinema e Modernidade. Lisboa: Colibri.

2005 Italian Shoes. S.l.: Vendaval.

 

Artigos e capítulos de livros

2015 “Caligrafia e hieróglifo: a imagem do cinema em Herói, de Zhang Yimou”, in Clara Rowland e José Bértolo (org.), A Escrita do Cinema: Ensaios. Lisboa: Documenta.

2015 “Os mortos podem recordar? O problema da ficção em The Diary of Anne Frank de George Stevens (1959), Vértice, n.º 175, II.ª série, Maio-Junho.

2015 “Da importância dos substitutos” (prefácio), in Amândio Reis, O Livro Encenado: Escrita e Representação em Ana Teresa Pereira. Lisboa: Colibri.

2014 “Abel Gance: J’accuse (1919 e 1938) – Épico e melodrama”, Cadernos de Literatura Comparada, n.º 31.

2012 “Grãos de Pólen: Um Ano de Cinema – A Imagem Palimpsesto-hieróglifo”, in LyraCompoetics, Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, FLUP (website): http://ilcml.com/wp-content/uploads/2015/07/Graos_de_Polen_Fernando_Guerreiro.pdf

2008 “Cinepoiesis. O cinema astral de Manuel Gusmão”, in Helena Carvalhão Buescu e Kelly Benoudis Basílio (org.), Poesia e Arte, A Arte da Poesia: Homenagem a Manuel Gusmão. Lisboa: Caminho.







| Imprimir | Adicionar aos Favoritos |

Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
conteúdos: © 2006 - 2017, Centro de Estudos Comparatistas
textos assinados: © autor respectivo