Entrada
Entrada
O Centro
Investigação
Investigadores Membros Integrados Investigadores em Formação Colaboradores
Actividades
Formação
Publicações
Biblioteca
Redes Internacionais
Recursos Electrónicos
Call for Papers
Boletim
Ligações úteis
Contactos

English VersionCEC no FacebookCEC no YouTube
Entrada seta Investigadores seta Filipa Rosário

Filipa Rosário
Investigadora de Pós-doutoramento

English Version

E-mail:
Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email


    Nota biográfica:

    Investigadora de pós-doutoramento que trabalha sobre "Paisagens do Cinema Português dos últimos 50 anos" no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É professora adjunta convidada  na Escola Superior Técnica de Abrantes - Instituto Politécnico de Tomar. Coordena o projecto "O cinema e o mundo - estudos sobre espaço e cinema" (CEC-FLUL). Integra a Direcção da AIM - Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento. É doutorada em Estudos Artísticos - Estudos do Cinema e do Audiovisual na FLUL, com uma tese intitulada "In a Lonely Place - para uma leitura do espaço do road movie a partir da representação da cidade norte-americana". É mestre em Literatura Comparada (CEC-FLUL), com uma tese sobre John Cassavetes.

     

     

    Principais publicações:

    • 2016. “A totalidade no fragmento: Autobiografia e rizoma no último filme de Paulo Rocha” in Falso Movimento: ensaios sobre escrita e cinema. Lisboa: Cotovia, 2016, pp 186-198.
    • 2014. “O lugar da voz na construção do espaço documental português: Morais, Mozos e Tocha”. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento – Número 5, 2014. (http://cjpmi.ifilnova.pt).
    • 2014. “Dinâmicas de espaço do road movie da década de 70:  Richard C. Sarafian, Monte Hellman e Terrence Malick”. Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento – Vol.1, Número 2, 2014 (http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista).
    • 2014. “Os primeiros minutos de Francisca”. Esc:ala - Número 1, 2014. (http://escalanarede.com/2014/01/30/os-primeiros-minutos-de-francisca/).
    • 2012. “Canções na Serra: algumas notas sobre o som e o significado narrativo fílmico”. Avanca | Cinema 2012. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca. 71-75.
    • 2010. "A Glória na Flor - Heddy Honigmann in América" in Listenning to Stories/Ouvir as Histórias. Lisboa: Zero em Comportamento. 61-69.





    | Imprimir | Adicionar aos Favoritos |

    Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
    conteúdos: © 2006 - 2017, Centro de Estudos Comparatistas
    textos assinados: © autor respectivo