Entrada seta Investigadores seta Gabriel Magalhães

Gabriel Magalhães

Professor Auxiliar

Nota biográfica:

Gabriel Magalhães (PhD, Univ. of Salamanca, 2000) é professor auxiliar de Literaturas Portuguesas e Hispânicas na Universidade da Beira Interior. Foi professor visitante na Universidade de Salamanca de 1996 a 2002. Foi director do Projecto de Investigação RELIPES (Relações linguísticas e literárias entre Portugal e Espanha desde o início do século XIX até à actualidade). Recebeu o prémio de Escritor Revelação em Ficção pela Associação Portuguesa de Escritores (APE) pelo livro Não Tenhas Medo do Escuro.

Principais Áreas de Investigação:

• Literaturas Ibéricas
      •  Relações entre Culturas Ibéricas
      • Literatura Europeia
      • Espiritualidade na Sociedade Contemporânea
      • Ensino de Literatura e Escrita Criativa

Principais publicações:

• 2013. Espelho Meu: a Leitura Diária dos Evangelhos Pode Mudar a Vida. Lisboa: Paulinas.
      • 2012. Los secretos de Portugal: peninsularidad e iberismo. Barcelona: RBA.
      • 2011. Madrugada na Tua Alma. Lisboa: Alêtheia.
      • 2010. Planície de Espelhos. Lisboa: Difel.
      • 2009. Garrett e Rivas: o romantismo em Espanha e Portugal. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.