Entrada seta Investigadores seta Helena Buescu

Professora Catedrática

Helena Carvalhão BuescuEnglish Version

Nota biográfica:

Helena Carvalhão Buescu é professora catedrática de Literatura Comparada na Universidade de Lisboa. Os seus principais interesses de investigação centram-se nos séculos XIX e XX, bem como em questões teóricas da literatura comparada e da literatura-mundo. Colabora regularmente com Universidades estrangeiras como Professora Visitante ou Investigadora (Universidades de Colónia, Indiana, Harvard, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Wisconsin, Stanford, Princeton, Pennsylvania). Tem mais de uma centena de ensaios publicados, em periódicos e revistas nacionais e internacionais. Foi fundadora e directora do Centro de Estudos Comparatistas (Univ. de Lisboa) e pertence ao Conselho do Institute of World Literature. Os seus principais livros incluem: Incidências do Olhar. Percepção e Representação (1990); A Lua, a Literatura e o Mundo (1995); a edição de Dicionário do Romantismo Literário Português (1997); Em Busca do Autor Perdido (1998); a coedição de A Revisionary History of Portuguese Literature (Garland, 1999); Chiaroscuro. Modernidade e Literatura (2001); Grande Angular. Comparatismo e Práticas de Comparação (2001), Cristalizações.Fronteiras da Modernidade (2005); coedição de O Grande Terramoto de Lisboa. Ficar Diferente (2005); Emendar a Morte. Pactos em Literatura (2008); Experiência do Incomum e Boa Vizinhança. Literatura Comparada e Literatura-Mundo, (2013). É membro da Academia Europaea. Prémios: Ensaio APE/Portugal Telecom; Máxima Revelação; Association Int. Critiques Littéraires.

Publicações seleccionadas:

• 2013. Experiência do Incomum e Boa Vizinhança, Literatura Comparada e Literatura-Mundo. Porto: Porto Editora.
    • 2012- 2013. "The Experience of 1755 Lisbon Earthquake", SUR (Tokyo) Vol.22. Vulnerability and Toughness in Regeneration from Natural Disasters. (traduzido para Inglês e Japonês).
    • 2012. (com Cristina Almeida Ribeiro e Maria Graciete Silva). Um Cânone Literário para a Europa. Vila Nova de Famalicão: Centro de Estudos Comparatistas/Húmus.
    • 2011. “The Republic of Letters and the World Republic of Letters.” in The Routledge Companion to World Literature, Theo D’Haen, David Damrosch and Djelal Kedir (eds). London: Routledge. 126-135.
    • 2011. "History as Traumatic Memory: Das Áfricas". in Tradition, Translation, Trauma. The Classic and the Modern, Jan Parker and Timothy Mathews (eds.). Oxford UP. 299-315.

Curriculum vitae