Entrada seta Investigadores seta Inocência Mata

Professora Auxiliar

ImageEnglish Version

Nota Biográfica:

Inocencia Mata é Doutora em Letras pela Universidade de Lisboa e com pós-doutoramento em Estudos Pós-coloniais (Postcolonial Studies, Identity, Ethnicity, and Globalization,  Universidade de Califórnia, Berkeley),  é professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa na área de Literaturas, Artes e Culturas. Actualmente é a Directora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda. É membro do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa, da Association por L’Étude des Literatures Africaines (sediada em França). da AFROLIC - Associação Internacional de Estudos Africanos (São Paulo) e da AILP_CSH – Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. Membro fundador da UNEAS – União Nacional de Escritores e Artistas de São Tomé e Príncipe e Sócia Honorária da Associação de Escritores Angolanos. Membro Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa – Classe de Letras.

Principais publicações:

•  A Literatura Africana e a Crítica Pós-colonial: Reconversões (Luanda: 2007/ Manaus: 2013)
    • 2012. A Rainha Nzinga Mbandi: História, Memória e Mito.
    • 2012. (com Fernanda Gil Costa). Colonial/Post-Colonial: Writing as Memory in Literature
    • 2011. Francisco José Tenreiro: As Múltiplas Faces de um Intelectual.
    • 2010. Polifonias Insulares: Cultura e Literatura de São Tomé e Príncipe.
    • Ficção e História na Literatura Angola: O Caso de Pepetela (Luanda:  2010/Lisboa:  2011)