Entrada seta Investigadores seta José da Costa Ramos

José da Costa Ramos
Investigador

Nota biográfica:

José Carlos da Costa Ramos é fotógrafo,  Licenciado em Economia, Mestre em Gestão do Território  e Urbanismo  e Doutorado em Geografia Humana.
É professor de Gestão de Industrias Criativas no ISCTE –IUL .
Foi avaliador da Comissão Europeia no domínio da Engenharia Linguística, coordenador de vários projectos europeus na área das tecnologias da informação aplicadas à cultura,  assessor do Ministro da Cultura para a área das Tecnologias de Informação e Comunicação e  presidente do Instituto de Cinema Audiovisual e Multimédia  e da Tobis Portuguesa. Principais Áreas de Investigação: Migrações , Cidadania e Tecnologia; Capitalismo, Cultura e Pós-Colonialismo; Cinemas, Geografias e Impérios.

Publicações seleccionadas:

• 2015  - Luz e Trevas no Coração de África - O Cinema Simulacro da Companhia de Diamantes de Angola in Intervalo: Entre Geografias. Braga: UMinho (no prelo).
    • 2013 - Diamang - Cinema a Preto e Branco in Angola o Nascimento de uma Nacão. Lisboa: Guerra & Paz.
    • 2012 - Uma Graciosa Lentidão um Princípio de Êxtase - O Real, o Virtual e o Espelho no Aleph de Jorge Luis Borges in Cibercultura e Ficção. Lisboa: Documenta.