Entrada seta Investigadores seta Leonor Martins Coelho

Professora Auxiliar

ImageEnglish Version

Nota biográfica:

Leonor Martins Coelho (Ph.D, Univ. da Madeira, 2008; tese: Gérard Aké Loba: utopia e identidade pós-colonial) é professora assistente de Estudos Portugueses e Interculturais na Universidade da Madeira. É co-editora (com Fernando Figueiredo e Thierry Proença dos Santos) de Crónica Madeirense 1900-2006, Porto, Campo das Letras, 2007. Coordenou a revista intitulada Irene Lucília Andrade: uma voz na Margem, Revista nº 26 do Departamento da Cultura, Câmara Municipal do Funchal, 2009. É co-editora de Lusofonia: Tempo de Reciprocidades (IX Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas), editado por Helena Rebelo, (selecção cultural e organização: Ana Margarida Falcão, Leonor Martins Coelho e Paulo Miguel Rodrigues), Porto, Edições Afrontamento, 2011. É também co-autora (com Ana Margarida Falcão, Ana Isabel Moniz e Thierry Proença dos Santos) de Funchal (d)Escrito. Ensaios sobre representações literárias da Cidade, Vila Nova de Gaia, 7 Dias 6 Noites, 2011. Traduziu (com Ana Isabel Moniz) contos de Apollinaire: Contos seleccionados - Guillaume Apollinaire, Lisboa, Cosmos, 2012. Neste momento prepara um novo livro (em co-autoria): Literatura de recepção infanto-juvenil na Madeira: Percursos e Discursos.

Publicações seleccionadas:

• 2012. “Le Sas des Parvenus de Gérard Aké Loba: distopia, desconstrução e paródia.” in Figuras do Herói. Literatura, Cinema, Banda Desenhada, Cristina Álvares, Ana Lúcia Curado, Sérgio Guimarães de Sousa (org.). Colecção “Hespérides Literatura”. nº 29. Braga: Húmus. 43-57.
    • 2012. “A literatura para a Infância e Juventude de Maria do Carmo Rodrigues” in Avanços em Literatura e Cultura Portuguesas. Século XX, Petar Petrov, Pedro Quintino de Sousa, Roberto López-Iglésias Samartim e Elias J. Torres Feijó (eds.). Vol. 3. Santiago de Compostela-Faro: Associação Internacional de Lusitanistas, Através Editora.  265-281.
    • 2011. “Olhares sobre o mundo, olhares sobre a ilha – da fragilidade das sociedades actuais na cronística de Ricardo França Jardim” in Las Islas de los Secretos. As Ilhas dos Segredos. nº 33Juan Carlos Sancho (ed.). Versão Bilingue (tradução para o espanhol de Zaida Díaz Garcia). Gran Canaria: Anroart Ediciones, Colección Textos Universitarios. 05-122.
    • 2010 - 2011. “La noire de… de Ousmane Sembène: a experiência multidiscisplinar da disforia”, Dedalus, Revista Portuguesa de Literatura Comparada. nº 14/15. Lisboa: Cosmos. 91-102.
    • 2010. “Irene Lucília Andrade: resgate(s) do passado para um questionamento do presente”, Veredas, Revista da Associação Internacional de Lusitanistas. nº 12. Santiago de Compostela. 9-25.