Entrada seta Investigadores seta Manuela Carvalho

ImageE-mail:

Website:

Nota biográfica:

Manuela Carvalho (Lic. Universidade de Coimbra 1994, PhD University of Birmingham, 2001) é Investigadora Auxiliar no Centro de Estudos Comparatistas (CEC) da Universidade de Lisboa, onde desenvolve trabalho de investigação e docência na área da tradução teatral e estudos interartes e intermedia. É coordenadora científica dos projectos TETRA  (Teatro e Tradução): para uma história da tradução teatral em Portugal, 1800-2010, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia  entre 2008 e 2011 (http://tetra.fl.ul.pt/tetra/pt/) e do projecto Off-Off-Lisbon: narrativas urbanas alternativas. Entre as suas publicações mais recentes destaca-se o volume Depois do Labirinto: Teatro e Tradução (co-organizado com Daniela Di Pasquale) (2012), que reúne resultados e estudos encetados no âmbito do TETRA.

Publicações seleccionadas:

• 2013. “A Arte de Prospero” in Palco da ilusão. Ilusão teatral no teatro europeu, Ana Clara Santos (org.). Paris: Le Manuscrit. 19- 42.
  • 2012. “Duas “Tempestades” portuguesas contemporâneas: teatralidade e tradução” in Depois do Labirinto: Teatro e Tradução, Manuela Carvalho e Daniela Di Pasquale (org.). Lisboa: Nova Vega. 251-271.
  •  2012. (com Daniela Di Pasquale). “Introdução: Os Estudos de Tradução Teatral como disciplina.” in Depois do Labirinto: Teatro e Tradução, Manuela Carvalho e Daniela Di Pasquale (org.). Lisboa: Nova Vega. 11-58.
  • 2007. (co-ed. Maria João Brilhante). Act 15, Teatro e Tradução: Palcos de Encontro. Porto: Campo das Letras.
  • 2006. “Una casa con vista: lo spazio teatrale ne Il giardino dei ciliegi” in Finestre, Quaderni di Synapsis V, Letizia Bellochio (org.). Firenze: Le Monnier. 128-134.