Entrada seta Investigadores seta Margarida Gil dos Reis

Pós-doutoranda

Margarida Gil dos ReisEnglish Version

Nota biográfica:

Margarida Gil dos Reis é doutorada em Literatura Comparada - Estudos Interartes (2011) pela Universidade de Lisboa. É membro do CEC desde 2000 e a sua investigação tem-se centrado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea e Estudos Interartes, nomeadamente a relação entre literatura e as artes plásticas e visuais. É, desde 2002, Directora da revista literária Textos e Pretextos.

Publicações seleccionadas:

• 2013. Corpos em Crise. O Fragmento nas poéticas de João Miguel Fernandes Jorge e Jorge Molder. Dissertação de Doutoramento.
    • 2013. A Árvore em Verso in Actas do 2.º Seminário de História do Património e da Ciência, A Floresta entre o real e o  imaginário. Lisboa: Universidade Lusófona.
    • 2010. O regresso às origens. Leite Derramado, de Chico Buarque, Jornal de Letras. 11/12/2010.
    • 2008. Uma fotografia para Manuel de Freitas, Jovens Ensaístas Lêem Jovens Poetas, Pedro Eiras (coord.). Porto: Deriva Editores. 98-106.
    • 2008. Antonioni e a construção da imagem em Blow-Up in Não vi o livro, mas li o filme. Act 17, Mário Jorge Torres (org.). Famalicão: CEC / Edições Húmus. 467-476.
    • 2008. Jovens Ensaístas Lêem Jovens Poetas.
    • 2007. Outra Travessia. Revista de Literatura.