Entrada seta Investigadores seta Margarida Madureira

Margarida Madureira
Professora Associada

Nota biográfica:

Margarida Madureira é professora de literatura francesa e de teoria do texto dramática na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em Literatura Francesa por esta Universidade em 1994. Os seus principais interesses de investigação centram-se na literatura francesa e na poética medievais, bem como em questões ligadas à recepção, à performance e à reescrita literárias.

Publicações seleccionadas:

• 2013. “Parodie et contre-texte: le Sermon joyeux de la choppinerie.” in Texte et contre-texte. Bordeaux: Ausonius éditions, Nelly Labère (ed.). 63-69.
    • 2012. “La  fonction du dialogue dans le Boosco Deleitoso.” in Formes dialoguées dans la littérature exemplaire du Moyen Âge, Marie Anne Polo de Beaulieu (ed.). Paris: Champion. 391-404.
    • 2012. “La Pensée du style à la fin du Moyen Âge” in Effets de style au Moyen Âge. Aix-en-Provence: Publications de l’Université de Provence, Chantal Connochie-Bourgne (ed.).  25-34.
    • 2011. “Le Prince-écrivain: originalité et conscience de soi à la fin du Moyen Âge.” in Original et originalité. Aspects historiques, philologiques et littéraires, Olivier Delsaux e Hélène Haug (eds.). Louvain-la-Neuve: Presses universitaires de Louvain. 97-109.
    • 2011. “La migration des signes: les bestiaires et le Bestiaire d’amour de Richard de Fournival” in Lors te metra en la voie… Mobilidade e Literatura na Idade Média: formas, trajectórias e sentidos, Carlos F. Clamote Carreto (ed.). Lisboa: Universidade Aberta. 355-364.