Entrada seta Investigadores seta Maria de Lourdes Câncio Martins

Professora Associada

Instituição:

• Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Principais áreas de Investigação:

• Literatura e Cultura da Modernidade e Pós-Modernidade
  • Utopia e Viagem
  • Estudos Comparatistas

Principais Publicações:

• 2005.  (com Célia Carvalho, Paula Santos e Helena Silva). Reler José Saramago – Paradigmas ficcionais. Lisboa: Edições Cosmos.
  • 2004. Problemas e leituras. Lisboa: Edições Cosmos.
  • 2004. “La mélancolie du géographe: visão e ficção pós-moderna, retrato e teatro de um mundo português.”, Dedalus – Artes e Letras. nº 9. Lisboa: Edições Cosmos.
  • 2004. “Reconfigurações da utopia na ficção contemporânea.”, E-topia - Revista Electrónica de Estudos sobre a Utopia, Faculdade de Letras da Universidade do Porto. http://www.comparatistas.edu.pt/www.letras.up.pt/upi/utopias portuguesas/e-topia/revista.html
  • 2003. Jean Genet e o imaginário do vegetal. Enraizamento e explicação do mundo. Edição da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia Lisboa: Col. Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas.
  • 2002. “Mélancolies de l’utopie: Umberto Eco et la quête des illusions postmodernes.”, Utopia e Melancolia (Act 5), Lourdes Cancio Martins (org.). Lisboa: Edições Colibri,.
  • “Viagem. Intimismo. Pós-Modernismo. No Sex Last Night de Sophie Calle e Greg Shepard.”, Autobiografia e Auto-Representação (Act/8), Paula Morão (org.). Lisboa: Edições Colibri.