Entrada seta Investigadores seta Maria do Carmo Piçarra

Maria do Carmo Piçarra

Investigadora de Pós-Doutoramento

Nota Biográfica:
Maria do Carmo Piçarra (Doutoramento em Ciências da Comunicação pela FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 2013), é investigadora de Pós-Doutoramento no Centro de Estudos Comunicação e Sociedade, na Universidade do Minho, e no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa. É professora externa convidada no ISCTE-IUL. Recebeu bolsas de doutoramento e pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, Portugal) e foi bolseira do Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian para estudar a propaganda cinematográfica nas actualidades cinematográficas do Estado Novo. É co-editora da ANIKI – Revista Portuguesa da Imagem em Movimento. As suas publicações incidem sobre propaganda e censura ao cinema, cinema militante e outros cinemas. É jornalista, crítica e programadora de cinema.

Publicações seleccionadas:

• 2015. “Azuis ultramarinos. Propaganda colonial e censura no cinema do Estado Novo”. Lisboa: Edições 70.
  • 2014. “O cinema é uma arma”. In Angola, o nascimento de uma nação. Vol. 2 O cinema da libertação. Lisboa: Guerra&Paz.
  • 2014. “O cinema Ideal e a Casa da Imprensa: 110 anos de filmes”. Lisboa: Guerra&Paz.
  • 2013. “Cinema império: o ‘fado tropical’ na propaganda”. In Angola, o nascimento de uma nação. Vol. 1 O cinema do império. Lisboa: Guerra&Paz.
  • 2011. “Salazar vai ao cinema. A Política do Espírito no Jornal Português”. Lisboa Drella.