Entrada seta Investigadores seta Maria Graciete Silva

Professora Auxiliar

ImageEnglish Version

Nota biográfica:

Maria Graciete Gomes da Silva (PhD, Universidade Nova de Lisboa, 2006) é Professora Auxiliar aposentada, desde Março de 2013. Membro das equipas de investigação dos projectos ECHO: Poesia e Poetas do Cancioneiro Geral e Literatura-Mundo: Perspectivas em Português , coordenou igualmente, com Helena Carvalhão Buescu, a participação do CEC no projecto europeu ELiCa: University and School for a European Literary Canon " (2010-2012). Co-editou Um Cânone Literário para a Europa (Vila Nova de Famalicão, 2012, com Helena Carvalhão Buescu e Cristina Almeida Ribeiro) e escreveu sobre autores como António Vieira, Francisco Manuel de Melo, Teófilo Braga, Fidelino de Figueiredo, Urbano Tavares Rodrigues ou Nuno Júdice, em artigos publicados em revistas e outros volumes.

Principais Áreas de Investigação:

• Literatura Portuguesa
    • História Literária
    • Teoria Crítica

Publicações seleccionadas:

• 2013. "Literatura-mundo ou a abolição do rectilíneo", 1616. Anuario de Literatura Comparada. Vol.3.
    • 2012. "Cartografie prospettive: Letteratura Mondo e identità europea." in La Letteratura e la Formazione degli Europei, Roberto Antonelli, Marta Materni e Gioia Paradisi (eds.). Roma: Bagatto Libri. 73-80.
    • 2011. "Um homem na sua humanidade: Fidelino de Figueiredo e a questão do sentido” in Memória & Sabedoria, José Pedro Serra, Helena Carvalhão Buescu, Ariadne Nunes e Rui Carlos Fonseca (coord.). Vila Nova de Famalicão: Húmus. 153-161.
    • 2011.  “Perpetuar como infinito o finito: Jacob e Raquel, de Camões ao Melodino” in D. Francisco Manuel de Melo – O Mundo é Comédia, Maria do Rosário Pimentel e Maria do Rosário Monteiro (org.).  Lisboa: Colibri. 181-191.
    • 2010. “Entre a adversativa e a analogia: Nuno Júdice e a memória do mundo" in ACT 20. Filologia, Memória e Esquecimento, Fernanda Mota Alves, Sofia Tavares, Ricardo Gil Soeiro, Daniela Di Pasquale (org.). Vila Nova de Famalicão: Húmus. 509-521.