Entrada seta Investigadores seta Marta Traquino

Marta Traquino
Investigadora de Pós-Doutoramento

Nota biográfica:

Marta Traquino (1972) é artista e investigadora em arte contemporânea. (2012: Doutoramento em Arte Pública, FBAUL, Univ. Lisboa; 2007: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, ISCTE, Lisboa; 1995: Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura, FBAUL, Univ. Lisboa.)

Em 2013 inicia a sua investigação teórica e prática em pós-doutoramento designada "Para a prática reflexiva de uma ‘arte conversável’ no domínio público". A sua investigação centra-se em práticas artísticas de abordagem ao Espaço e ao Lugar no contexto urbano, com ênfase nas actuais reconfigurações da Experiência, da Memória e da Identidade, tendo o apoio da FCT desde o mestrado. Participa em conferências internacionais cujos temas relacionam a Arte Contemporânea com as Ciências Sociais e Humanas para o pensamento crítico sobre as cidades de hoje. Desde 1995, tem leccionado cursos e workshops no domínio prático e teórico da Arte Contemporânea em diversas escolas e outras instituições. A sua prática artística consiste em instalações e propostas para acção que funcionam como ‘arquitecturas efémeras’ catalisadoras da percepção/relação do indíviduo para com as ‘arquitecturas permanentes’ nas quais se encontra, na atenção a dados pré-existentes numa situação em ‘micro-contexto’ potencialmente transferível para um ‘macro-contexto’, da dimensão pessoal à social.

Publicações seleccionadas:

• 2013. "Border Crossing - an artistic project by Paulo T. Silva and Marta Traquino". EastBordNet (Remaking Borders Conference Working Papers). Maio:http://www.eastbordnet.org/working_papers/open/relocatingborders/Traquino_Border_Crossing_110122.pdf.
    • 2012. "Ser na cidade - urbanidade e prática artística, percepções e acções". Tese de Doutoramento. http://repositorio.ul.pt/handle/10451/7556..
    • 2011. "Para um estado de encontro". Instalação/Proposta para Acção com a colaboração dos visitantes/participantes, Rua de O Século 157 1º andar. Lisboa, Nov.-Dez.
    • 2010. “What colour has the sky got now?”, Instalação/Acção com a colaboração dos visitantes/participantes, SECONDroom/moorDNOCES, Bruxelas, 22 de Maio.
    • 2010. A Construção do Lugar pela Arte Contemporânea. Ribeirão: Edições Húmus.