Entrada seta Investigadores seta Patrícia Couto

Patrícia Couto
Doutora em Estudos Comparatistas (Aposentada)

ImageE-mail:

Nota biográfica:

Patricia Couto é doutora em Estudos de Tradução (Univ. de Lisboa, 2012). Ensinou Cultura e Língua Neerlandesa na Universidade de Lisboa. Os seus actuais interesses de investigação são a História da Tradução, o Iluminismo Radical e os Estudos Neerlandeses. Traduziu autores holandeses tais como Jan Slauerhoff, Gerrit Komrij, Cees Nooteboom e Etty Hillesum.

Publicações seleccionadas:

• 2012. "The Marvellous Travels of Fernando Mendez Pinto across the Low Countries: Translation, Appropriation and Reception" Tese de Doutoramento. Universidade de Lisboa http://hdl.handle.net/10451/6610
  • 2011. "Witnesses and victims of massacre: The literary testimony of Samuel Usque and Etty Hillesum", Spirituality in the Writings of Etty Hillesum, Klaas Smelik (ed.). Brill. 335-350.
  • 2002. "Hendrik Conscience in de Portugese kranten.", Handelingen Nederlandse Taal-, vertaal- en letterkunde. Bijeenkomst van docenten in de Neerlandistiek in Zuid-Europa en Israël, Milaan (17-18 april 2000). NTU. 11-21.
  • 2001. "Neerlandês padrão numa sociedade multicultural.", Polifonia. nº 4. 205-208.
  • 1999. "Camões e Macau num romance neerlandês.", Camões. nº 7, Outubro/Dezembro. 107-118.