Entrada seta Investigadores seta Patricio Ferrari

ImageEnglish version

Website:

Nota biográfica:

Patricio Ferrari (Doutoramento em Linguística, Univ. de Lisboa, 2012) é investigador de pós-doutoramento na Universidade de Lisboa, na Brown University (EUA) e na Universidade de Estocolmo (Suécia). É coautor de Eu sou uma Antologia: heterónimos e outras figuras literárias (2013) e de A Biblioteca de Fernando Pessoa (2010). No âmbito da colecção da editora Ática sobre obras de Fernando Pessoa, coeditou Argumentos para Filmes (2011) e Provérbios Portugueses (2010). Publicou artigos sobre assuntos como métrica e marginália (Bulletin of Spanish Studies, Luso-Brazilian Review, Pessoa Plural, entre outros). Actualmente, desenvolve investigação na área da poesia e da crítica genética/textual. Em 2010 recebeu a medalha de mérito municipal da Câmara Municipal de Lisboa pela sua participação na equipa responsável pela digitalização da biblioteca particular de Fernando Pessoa.

Publicações seleccionadas:

• 2014. Pessoa, Fernando. Poèmes français. Édition établie et annotée par Patricio Ferrari avec la collaboration de Patrick Quillier. Préface de Patrick Quillier. Collection Clepsydre. Paris: Éditions de la Différence.
    • 2013. (com Jerónimo Pizarro). Eu sou uma Antologia: 136 autores fictícios. Lisboa: Tinta-da-China.
    • 2012. “Meter and Rhythm in the Poetry of Fernando Pessoa.”. Tese de Doutoramento apresentada no Departamento de Lingística, University of Lisbon. [Documento policopiado].
    • 2012. “Genetic Criticism and the Relevance of Metrics in Editing Pessoa’s Poetry”, Pessoa Plural. Onésimo Almeida, Paulo de Medeiros e Jerónimo Pizarro (eds.). nº 2. 1-57. http://www.brown.edu/Departments/Portuguese_Brazilian_Studies/ejph/pessoaplural/Issue2/PDF/I2A01.pdf
    • 2011. “On the Margins of Fernando Pessoa’s Private Library: A Reassessment of the Role of Marginalia in the Creation and Development of the Pre-heteronyms and in Caeiro’s Literary Production.” in Luso-Brazilian Review. Vol. 48. University of Wisconsin-Madison. Outubro, nº 2. 23-71.