Entrada seta Investigadores seta Paula Morão

Professora Catedrática

Image English Version

Nota biográfica:

Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Entre Fevereiro 2011 e Dezembro 2013 exerceu as funções de Directora da Área de Literaturas Artes e Culturas /FLUL. Entre Abril 2007 e Novembro 2009 exerceu as funções de Directora-Geral do Livro e das Bibliotecas (Ministério da Cultura).
Principais áreas de investigação e de ensino: Literatura Portuguesa dos séculos XIX a XXI, Literatura Autobiográfica, Crítica Textual aplicada a textos modernos, relações entre Literatura e Artes.
Dirige o Projecto Textualidades (Grupo Morphe). É colaboradora do Centro de Estudos Clássicos (U.Lisboa) e do Centro de Estudos Portugueses (U.Coimbra).

Principais Publicações:

• 2013. (Consultora e autora da Biobibliografia). "Relâmpago",  Revista de poesia, nº 31-32. Irene Lisboa.
  • 2013. (Ed. com Maria Cristina Pimentel). A Literatura e os Clássicos – Os clássicos e a literatura – Uma (re)visão da literatura portuguesa das origens à contemporaneidade. Lisboa: Campo da Comunicação.
  • 2011. O secreto e o real - Ensaios sobre Literatura Portuguesa.
  • 2010. (com Teresa Amado). Sophia de Mello Breyner Andresen - Uma vida de poeta. Lisboa: Editorial Caminho.
  • 2008. (Ed. com Carina Infante do Carmo). Escrever a Vida – Verdade e Ficção.
  • 2007. (Ed. com Kelly Basílio, Mário Jorge Torres Silva e Teresa Amado). Concerto das Artes.
  • 2007. (Ed. com Helena Carvalhão Buescu). Cesário Verde – Visões de artista.
  • 2004. Retratos com sombra – António Nobre e os seus contemporâneos.
  • 2003. (Ed.). Autobiografia. Auto-representação.
  • 2002. (Prefácio e edição). Cintra, Luís Filipe Lindley. O ritmo na poesia de António Nobre.
  • 2001. Salomé e outros mitos – O feminino perverso na Literatura Portuguesa entre o Fim-de-Século e ‘Orpheu’.
  • 2001. (Org.) António Nobre em contexto – Actas do Colóquio de 2000.
  • 2000. Só de António Nobre (reprodução tipográfica da 2ªedição/1898).
  • 1993. Obras de Irene Lisboa. Dez volumes, 1991–1999; Viagens na terra das palavras, 1993.
  • 1991. António Nobre – Uma leitura do nome. (Prémio Jacinto do Prado Coelho do Centro Português da Associação Internacional dos Críticos Literários, 1991).
  • 1989. Irene Lisboa – Vida e escrita.(Grande Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores em 1990).