Entrada seta Investigadores seta Ricardo Gil Soeiro

Investigador de Pós-doutoramento

ImageEnglish Version

Nota biográfica:

Ricardo Gil Soeiro (Doutoramento, Univ. de Lisboa, 2009) é investigador de pós-doutoramento do CEC, onde desenvolve o seguinte projecto: A Sabedoria da Incerteza: Imaginação Literária e Poética da Obrigação. Foi professor no ISLA Campus Lisboa – Laureate International Universities e ministrou cadeiras/seminários de licenciatura e pós-graduação na Universidade de Lisboa sobre temas que vão desde a literatura portuguesa contemporânea, até ao curso de mestrado "Memory and Literature in a Globalised Culture". Destacam-se, entre as suas publicações, Gramática da Esperança (Vega, 2009), Iminência do Encontro (Roma, 2009), obras poéticas, e o volume editado The Wounds of Possibility (Cambridge Scholars Publishing, 2012). Os seus ensaios, artigos e recensões foram publicados em numerosas revistas e colecções, tais como Ellipsis, Ítaca, Impossibilia, and the Journal of Romance Studies. Recebeu diversos prémios literários e académicos nacionais, incluindo o PEN Prize, em 2010.

Principais Áreas de Investigação:

• Estudos Comparatistas
    • Poesia Portuguesa Contemporânea
    • Hermenêutica
    • Pós-Humanismo
    • Estudos de memória

Publicações seleccionadas:

• 2012. The Wounds of Possibility. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing.
    • 2012. (com Sofia Tavares). Rethinking the Humanities. Paths & Challenges, Newcastle: Cambridge Scholars Publishing.Hermenêutica
    • 2009. Iminência do Encontro: George Steiner e a Leitura Responsável. Lisboa: Roma Editora.
    • 2009. Gramática da Esperança: Da Hermenêutica da Transcendência à Hermenêutica Radical. Lisboa: Nova Vega Editora.
    • 2009. O Pensamento Tornado Dança. Estudos em torno de George Steiner. Lisboa: Roma Editora.