Entrada seta Investigadores seta Sara Rodrigues de Sousa

Sara Rodrigues de Sousa

Professora Assistente (Universidade Europeia - Laureate International Universities)

Nota Biográfica:

(PhD, Univ. de Lisboa, 2010 - tese: Modelos sem modelo. O louvor na literatura de corte peninsular e francesa no final da Idade Média) é Professora Assistente de Espanhol (Universidade Europeia - Laureate International Universities). Além disso, é actualmente investigadora de pós-doutoramento no Centro de Estudos Comparatistas, onde integra o projecto ECHO - Poesia e Poetas do Cancioneiro Geral .
Os seus principais interesses de investigação são a poesia tardo-medieval portuguesa e espanhola, em particular a poesia de cancioneiro e as suas relações. Nos últimos anos, publicou vários artigos sobre este tema.

Publicações Seleccionadas:

• 2012. (Org. com Cristina Almeida Ribeiro) Cancioneiro Geral: um livro à luz da História. Vila Nova de Famalicão: Centro de Estudos Comparatistas/Húmus.
  • 2012. (com Cristina Almeida Ribeiro) “Uma edição, dois estados e algumas questões por resolver: o ‘Inferno dos Namorados’ de Duarte de Brito no Cancioneiro Geral”, eHumanista, nº 22. 112-154.
  • 2012. “Nuevas aportaciones para el estudio del vilancete en el Cancioneiro Geral de Garcia de Resende” in  Actas del XIV Congreso Internacional de la Asociación Hispánica de Literatura Medieval (Murcia, 6 a  10 de septiembre de 2011), Antonia Martínez e Ana Luisa Baquero Escudero (eds.). Murcia: Universidad de Murcia. 829-838.
  • 2012. “Alabanzas cancioneriles al espejo.” in Literatures Ibèriques Medievals Comparades - Literaturas Ibéricas Medievales Comparadas, R. Alemany Ferrer e F. Chico Rico (eds.). Alicante: Universidad de Alicante. 367-377.
  • 2012. “El tópico de la participación divina en alabanzas cancioneriles”, Actas del XVII Congreso de la Asociación Internacional de Hispanistas. Realizado entre 19 e 24 de Julho, na Universidade de La Sapienza, Roma.