Entrada seta Investigadores seta Ariadne Nunes

Ariadne Nunes
Investigadora de Pós-doutoramento

Nota Biográfica:

Ariadne Nunes é licenciada em Direito (1995) e em Estudos Portugueses (2007) pela Universidade de Lisboa. Neste momento prepara uma tese de doutoramento no Programa em Estudos Comparatistas sobre a ideia de livro e leitor num texto medieval português – o Livro da Vertuosa Benfeytoria, sob orientação de João Dionísio. É membro do CEC, onde integra o projecto Edição Crítica da Crónica de D. João I – Parte I, de Fernão Lopes . Também integra a Equipa Camilo, coordenada por Ivo Castro. É bolseira da FCT desde Janeiro de 2010.

Publicações Seleccionadas:

• 2012. “Mongólia: Arte poética a pretexto do Oriente” in Textos e Pretextos. Lisboa: CEC e Livro do Dia.
      • 2011. “Ler o título. Os capítulos IV e V do Livro da Vertuosa Benfeytoria.”, Românica. Lisboa: Departamento de Literaturas Românicas da FLUL.
      • 2010. “A caminho, o livro. Uma leitura de Rakushisha.”, Românica. Lisboa: Departamento de Literaturas Românicas da FLUL.
      • 2009. “A pretexto da revelação póstuma: narrativa e leitura em Grande Sertão: Veredas” in Espaços e caminhos de João Guimarães Rosa: dimensões regionais e universalidade, Ligia Chiappini e Marcel Vejmelka (orgs.). Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
      • Edição electrónica da tese de licenciatura de Luís Afonso Ferreira - O Livro de Virtuosa Bemfeyturia do Infante Dom Pedro com a colaboração do licenciado fr. João Verba. Esboço de Edição Crítica do Primeiro Livro com Introdução Histórico-Literária, Restituição do Texto, Comentário Paleográfico e Ortográfico e Pequeno Glossário. http://alfclul.clul.ul.pt/clulsite/virtuosabenfeitoria/index.html