Sara Ramos Pinto

Leitora de Estudos de Tradução (Universidade de Leeds)

ImageEnglish Version

Nota biográfica:
    Sara Ramos Pinto (D, Univ. de Lisboa, 2010) é leitora de Estudos de Tradução na Universidade de Leeds (Reino Unido). Antes disso, ocupou o cargo de Experienced Researcher no projecto TIME (2011-2013), do FP7, e desempenhou a função de docente na Universidade de Manchester (2009-2011) e na Universidade de Kent (2008-09). Entre 2006 e 2009, foi investigadora visitante na University College London. Os seus principais interesses de investigação são a tradução da variação linguística, a recepção da tradução audiovisual e as possibilitades de legendagem inovadora. Publicou vários artigos (Target 21:2, Anglosaxónica 3:3) e tem outras diversas publicações actualmente em fase de revisão, nomeadamente uma monografia e um volume editado. Fez parte da comissão organizadora de várias conferências, tais como EST Congress (Lisboa, 2004), Theatre and Translation: Contact Stages (Lisboa, 2006) e IASA Congress (Lisboa, 2007).

Publicações seleccionadas:

• 2012. "Sociolinguistics and Translation" in Handbook for Translation Studies (vol. III), Luc Van Doorslaer and Yves Gambier (eds.). Amsterdam: John Benjamins. 156-162.
    • 2012. "Audiovisual Translation in Portugal: The Story so Far" in Anglo-Saxónica, Anthony Pym e Alexandra Assis Rosa (eds.). 3:3. Edição especial. http://www.ulices.org/anglo-saxonica/serie-iii-no-3-2012.html].
    • 2011. "Quando a página e o palco se encontram na tradução" in Depois do Labirinto: Teatro e Tradução, Manuela Carvalho e Daniela di Pasquale (eds). Lisboa: Vega. 213-250.
    • 2009. "How important is the way you say it? A discussion on the translation of linguistic varieties in different media" in Target: International Journal in Translation Studies 21:2. 289-307.
    • 2008. "Texto dramático e Texto Teatral. As traduções portuguesas de Pygmalion de G. B. Shaw" in Theatre and Translation: Contact Stage, Maria João Brilhante e Manuela Carvalho (eds.). Porto: Campo das Letras. 189-208.

conteúdos: © 2006 - 2018, Centro de Estudos Comparatistas