Entrada
Entrada
O Centro
Investigação
Investigadores
Actividades
Formação
Publicações
Biblioteca
Redes Internacionais
Recursos Electrónicos
Call for Papers
Boletim
Ligações úteis
Contactos

English VersionCEC no FacebookCEC no YouTube
Entrada

ACT 11 - Identidade com/sem limites. Identity with(out) limits?
ImageOrganização: Orlanda Azevedo / Ana Raquel Lourenço Fernandes / Margarida Gil dos Reis
Edição: CEC / Colibri
Ano: 2005

Nesta edição:

Actualmente, as questões de identidade são de grande importância tanto a nível local como global. A noção de que vivemos um momento de crise de identidade – que não é apenas uma, mas sim múltipla e contínua – relaciona-se com a diversidade de possíveis contextos (político, económico, social, familiar, etc.), que podem resultar na fragmentação ou mesmo dissolução das identidades.
Este volume recolhe o conjunto das conferências plenárias e das comunicações apresentadas no âmbito do colóquio internacional “Identidade com/sem fronteiras”, que constitui a décima primeira edição da série ACT (15 e 16 de Março 2004), projecto desenvolvido pelo Centro de Estudos Comparatistas.
Ao longo dos dois dias foram interrogados os modos como a identidade pessoal se constrói, ou seja, como se relaciona com modelos sociais previamente existentes, como promove o desejo de afirmação da identidade individual e como confunde fronteiras estabelecidas. Exploraram-se os limites de construção das identidades nos espaços do texto (nos seus diferentes géneros), do imaginário, da cultura e do corpo; a sua relação com a alteridade, a memória e o testemunho; os (des)encontros entre o eu e o outro, os limites da racionalidade e do humano, a transfiguração do sujeito através do tempo. Esta dimensão histórica reflecte-se justamente nas alterações do próprio conceito de subjectividade, tal como revelam os estudos em torno de autores tão diversos como Miguel Torga, Luiza Neto Jorge, José Saramago, João Guimarães Rosa, Albert Camus, Samuel Beckett, Luigi Pirandello, Javier Marías, Júlio Cortázar ou Jeanette Winterson.

Excertos de textos disponíveis:







| Imprimir | Adicionar aos Favoritos |

Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
conteúdos: © 2006 - 2017, Centro de Estudos Comparatistas
textos assinados: © autor respectivo