Entrada
Entrada
O Centro
Investigação
Investigadores
Actividades
Formação
Publicações
Biblioteca
Redes Internacionais
Recursos Electrónicos
Call for Papers
Boletim
Ligações úteis
Contactos

English VersionCEC no FacebookCEC no YouTube
Entrada

ACT 17 - Não Vi o Livro, mas Li o Filme

ImageOrganização: Mário Jorge Torres
Edição: Húmus
Ano: 2008
Preço: 5€

 

 

 

 


Preâmbulo dos coordenadores

Prefácio

I. Literatura portuguesa, cinema português - Jogos e intercâmbios:

  • Fanny Owen, da literatura ao cinema: O argumento como estrutura de ligação entre a literatura e o cinema, Rita de Brito Benis
  • No centro das Casas Pardas (de Maria Velho da Costa), O Silêncio (de Ingmar Bergman), João Ribeirete
  • O Milagre Segundo Salomé: Entre a escrita e a imagem, Ana Aguilar Franco
  • Filmes nos livros: O cinema na ficção de Baptista-Bastos, Denise Estrócio
  • Não entres tão depressa nesse plano! A presença do cinema em António Lobo Antunes, Anabela Dinis Branco de Oliveira
  • Noite Escura de João Canijo: A espiral trágica no submundo do Portugal contemporâneo, José Duarte
  • O experimentalismo de Domingo à Tarde, primeiro filme de António Macedo (1965), Leonor Areal
  • Echoes of John Ford's Westerns in Jorge Brum do Canto's Chaimite, Mário Avelar
  • Da visão literária da guerra à sua leitura fílmica: As invasões napoleónicas no cinema em Portugal, Gabriela Gândara Terenas e Maria do Rosário Lupi Bello

II. Cinema europeu - Das vanguardas à modernidade:

  • García Lorca, o cão andaluz, Mirian Tavares
  • (In)adequate Forms of Revealing the Secrets of a Soul on Celluloid, Geral Bär
  • Friedrich Wilhelm Murnau: Sunrise, a Song of Two Humans, Raquel Nobre Guerra
  • A «fábrica sombria« de Jacques Rivette. Leitura de Phénix, filme-fantasma, Francisco Frazão
  • Anna: Amor ou violência? Uma leitura do filme Saraband de Ingmar Bergman, Ana Bela Morais
  • Bonds Broken and Unbroken: On the Social Significance of Casino Royale, Jeffrey Childs

III. Cinema americano - Do cinema clássico ao contemporâneo:

  • Os meandros sombrios da justiça. Breve viagem ao universo do western anti-édipo The Ox-Bow Incident (1942) de William A. Wellman, Maria José Casal-Ribeiro
  • Citizen Slade: Velvet Godlmine de Todd Haynes e Citizen Kane de Orson Welles, Bárbara de Vallera
  • Sullivan's Travels: O convívio entre os géneros na Estrada, Filipa Ribeiro do Rosário
  • Algumas notas sobre a voz off em Badlands, de Terrence Malick, Joana Frazão
  • Se7te razões para ler Dante, Elsa Maurício Childs

IV. Cinema e literatura - A adaptação questionada:

  • Do literário ao fílmico: Figurações do heterogéneo, Lourdes Câncio Martins
  • Golven, de Annette Apon, e The Waves, de Virginia Woolf: As histórias, Marta Dias
  • A imortalidade do amor. Annabel Lee de Edgar A. Poe (1849) revisitada em Lolita de Vladimir Nabokov (1955) e Tale of a Vampire de Shimako Sako (1992), Diana Anselmo Sequeira
  • Um olhar feminino: A adaptação revisionista de The Portrait of a Lady de Jane Campion, Margarida Esteves Pereira

V. Cinema e outras artes - Pintura, fotografia, banda desenhada e media:

  • O impressionismo de Partie de campagne, de Jean Renoir, Kelly Basílio
  • Le Processus de surlignement entre l'image et le texte des Enfants terribles de Jean-Pierre Melville et de Jean Cocteau, Maria Eugénia Pereira
  • Um caso de concepção visual: Excalibur, de John Boorman - Das fontes ao filme, Elsa Maria Carneiro Mendes
  • Os quadros das narrativas: As artes plásticas em The Wings of the Dove, Hermínia Sol
  • Antonioni e a construção da imagem em Blow-up, Margarida Gil dos Reis
  • Banda desenhada, cinema e literatura ou As Aventuras do Barão Wrangel, Conceição Pereira
  • La Bella Menzogna: Dante Alighieri entre a Idade Média e a idade dos media, Tiago Guerreiro da Silva






| Imprimir | Adicionar aos Favoritos |

Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
conteúdos: © 2006 - 2017, Centro de Estudos Comparatistas
textos assinados: © autor respectivo