Entrada
Entrada
O Centro
Investigação
Investigadores
Actividades
Formação
Publicações Revista Textos e Pretextos Série ACT Livros Revista Dedalus Revista estrema
Biblioteca
Redes Internacionais
Recursos Electrónicos
Call for Papers
Boletim
Ligações úteis
Contactos

English VersionCEC no FacebookCEC no YouTube
Entrada seta Publicações seta Série ACT seta ACT 20 - Filologia, Memória e Esquecimento

ACT 20 - Filologia, Memória e Esquecimento

Image
Organização:
Fernanda Mota Alves, Daniela Di Pasquale, Sofia Tavares e Ricardo Gil Soeiro
Edição: Húmus
Ano: 2010
Preço: 10€

 

 

 

 


Índice

Preâmbulo dos coordenadores

Prefácio

"O interesse cultural pela memória, que se tornou cada vez mais notório a partir da última década do século XX, contribuiu para a génese e crescimento exponencial desta área de estudo, que se desenvolve no plano internacional e se caracteriza pela convergência multidisciplinar. O envelhecimento e morte progressiva das testemunhas do Holocausto (e, no nosso país, do regime autocrático do Estado Novo e da guerra colonial), o fim da Guerra Fria e os fluxos migratórios à escala mundial, que constituem parte do actual fenómeno da globalização, são factores decisivos neste processo. Não menos significativas são as consequências do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, que arrastam consigo uma nova noção de arquivo e de memória. Ao mesmo tempo que a reflexão contemporânea sobre a história questiona a possibilidade de reconstruir o passado, acentuando uma certa forma de competência narrativa ou até ficcional por parte do historiador, também a memória individual ou colectiva, tal como o acto que as constitui, nomeadamente a recordação, é agora entendida como uma construção, que permite o perfilar (ou desconstruir) de padrões e valores identitários."

I. Trauma

II. Figurações da memória

III. Filologias da tradição à era digital

  • Tradition, Philology, Memory. Gershom Scholem on the Poetics of a Written Tradition, Daniel Weidner
  • Filologia oitocentista e crítica textual, Rita Marquilhas
  • Um caudal para dois rios. Memória da Bíblia e dos clássicos em “Sobre os rios que vão” de Camões, Gonçalo Cordeiro
  • "The opposite of History is not Myth but Forgetfulness": Elie Wiesel’s "The Wandering Jew", Simonetta Falchi
  • Memory, Oblivion, and the Internet, Gerd Hammer

IV. Literatura como veículo de memória

  • "Memory’s Truth” and “Memory’s Fragile Power”: Literature as a Medium for Exploring Fictions and Frames of Memory, Ansgar Nünning
  • The Memory of an Emotion in The Bridge over the Drina by Ivo Andri, Luísa Afonso Soares
  • Intrusive Reminiscence: Affective Memory in Freud and Proust, Johannes Türk
  • A lição da leitura: memória e emoção em A Morgadinha dos Canaviais, Estela Vieira
  • Memória literária dos ditadores em Espanha e Portugal, M.ª Jesús Fernández García
  • Entre a adversativa e a analogia: Nuno Júdice e a memória do mundo, Maria Graciete Gomes da Silva
  • Para que conste. Àlbum de Família de Narcís Comadira, Francisco Serra Lopes
  • Percursos de memória em Helena Marques, Ana Isabel Moniz
  • Memória e personagem (a propósito de Eça de Queirós), Joana Duarte Bernardes
  • The Memory of the Mother Tongue, Beatrice Furini
  • Escrevinhador de passados: a memória nas narrativas de José Eduardo Agualusa, Ana Margarida Fonseca

V. Identidades

  • História de nomes, memórias sem nome. Citação e estado de excepção nas actualizações da memória pública, Roberto Vecchi
  • A 1.ª República na intervenção sonâmbula de José Gomes Ferreira, Carina Infante do Carmo
  • As Memórias de Raul Brandão: a consciência do esquecimento, Maria das Graças Moreira de Sá
  • Dever de lembrar, direito de esquecer: elementos para uma ética da memória, Pedro M. D. Valinho Gomes
  • O esquecimento da complexidade e a memória da essência: hutu e tutsi na literatura colonial, Fabrice Schurmans





| Imprimir | Adicionar aos Favoritos |

Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
conteúdos: © 2006 - 2017, Centro de Estudos Comparatistas
textos assinados: © autor respectivo